Artigo de opinião de Mário Viegas, in Diário Económico, 1996-I-19

2006-01-04


TEATRO
Por Mário Viegas

Os Actores Sampaio e Cavaco: crónica sobre algumas canastrices cometidas

Os tempos de antena, reportagens nos noticiários de campanha eleitoral, trouxeram-nos momentos teatrais engraçadissímos dos dois candidatos. Aquela cena trágico-cómica, de Cavaco a meter um bolo-rei na boca foi digna dos “Malucos do Riso”. E o filme à beira da piscina com a Cavaca armada em Brigitte Bardot?! Mais pornográfico pelo mau-gosto e amadorismo do que qualquer programa da “Playboy”. E o Cavaco a dizer: «Sim... Porque nós também líamos os “Cahiers du Cinéma”!...» . Um nojo, um horror! Do que nós nos safámos, meus amigos!!!
E o Sampaio com aquele panamá verde na cabeça?! Parecia uma figura de desenhos animados... Então não é que se zangou logo com o Povo, no seu discurso à varanda do Hotel Altis?! “Daqui a pouco já cantamos o Hino como deve ser”. A chamar desafinadas às pessoas, o malandro!! E depois foi o que se viu: a gravação de “A portuguesa” para um lado e o coro para o outro... E zangou-se logo com um “boneco” que tinham no ar, de brincadeira. “Não quero aquele boneco ali. Tirem isso para baixo!!” Devia ser um espantalho dum Cavaco. E a falar em francês com os emigrantes portugueses?! Desastroso na defesa da nossa língua. Mas o que preocupa é que começou logo a ralhar connosco. Não foi feliz... Ele que me desculpe... Olha o que nos espera!
A classe teatral apoiou quase em peso Sampaio. O mais extraordinário é que a maior parte deles, andavam há anos a apoiar o Santana Lopes e o Cavaco!!! Um exemplo patético vou dar. O actor-encenador Carlos César, que andou a correr o seu teatro de Setúbal e todos os teatros de Lisboa, com um baixo-assinado de apoio a Santana Lopes e organizou jantares e almocinhos, até apareceu num dos tempos de antena de Sampaio!!! E até já lhe aumentaram o subsídio para o Teatro de Setúbal! Um nojo maior do que patética Florbela Queirós e a sua franja e dentinhos de fora sempre ao lado de Cavaco!!!
Isto está a começar mal...
Até apetece dizer: “Volta Filipe La Féria, que estás perdoado...” e “Volta Santana, que estás perdoado e para bem do Sporting...”
Bom. De qualquer modo, lá nos livrámos da Florbela Queirós, da Beatriz Costa e do grande realizador cinematográfico de Boliqueime.
E para quando o próximo concerto de plano com Sampaio, ao piano, claro?!
Ele é Artista. E vai ao Teatro e tem sentido de Humor. Nada mau!!!

 
posted by CTC at 19:15, |