Notícias (CTC)

2005-10-30
100ª digressão e 900ª representação
d'
AS OBRAS COMPLETAS DE WILLIAM SHAKESPEARE
EM 97 MINUTOS



1º elenco: João Carracedo, Manuel Mendes e Simão Rubim;
2º elenco: João Carracedo, Simão Rubim e Vitor d' Andrade;
3º elenco: João Carracedo, Pedro Tavares e Simão Rubim;
4º elenco: Carlos Pereira, Miguel Fonseca e Simão Rubim;
5º e actual elenco: João Carracedo, Manuel Mendes e Simão Rubim


Ontem, dia 29 de Outubro, o Cine-Teatro de Benavente acolheu, sob a égide da edilidade local, a 100ª digressão do hilariante espectáculo AS OBRAS COMPLETAS DE WILLIAM SHAKESPEARE EM 97 MINUTOS, estreado, também em digressão, há quase nove anos em Portimão (24.11.96), tendo percorrido desde então o país de norte a sul, a que não faltaram as ilhas, e várias internacionalizações. Amanhã, 31 de Outubro, na sala do Teatro-Estúdio Mário Viegas, ao Chiado, assinalar-se-á a 900ª representação desta paródia que averba já o expressivo número 137.086 de espectadores. Motivos de sobra para a Companhia Teatral do Chiado sentir-se regozijada!
A inspirada direcção de Juvenal Garcês do texto original de Adam Long, Jess Borgeson e Daniel Singer, contou já com as humoradas prestações de 5 elencos, sendo de realçar que o actual repõe o leque de actores original: João Carracedo, Manuel Mendes e Simão Rubim.
A singularidade destas “Obras” soube garantir a este, desde a sua data de estreia, um carácter de transversalidade, abrangendo por via disso todas as classes etárias e sociais, e as mais diversas orientações políticas e religiosas, sendo por isso e muito mais, um case study do e no panorama teatral português. A sua irreverência e a sua longa carreira em cena, constituem-se como espelhos privilegiados das mudanças sociológicas nacionais da última década. Quanto mais não seja por isso, ficará certamente nos anais da história recente do Teatro português.
 
posted by CTC at 16:05, |